Mensagem de BOAS VINDAS
30 anos de história
curiosidades
Sabia que...
...o INEGI, em 1996, tinha 40 colaboradores contratados.
spinoffs
EVENTOS

PROGRAMA COMEMORATIVO DO 30º ANIVERSÁRIO DO INEGI EM IMAGENS

2017-01-30 |

SESSÃO DE ENCERRAMENTO DAS COMEMORAÇÕES DO 30º ANIVERSÁRIO DO INEGI

2017-01-30 | Auditório da FEUP


Depois de um programa comemorativo que contou com quase duas dezenas de iniciativas, é altura de findar com um momento totalmente dedicado à comunidade INEGI.

Nesse sentido, cerca de um ano depois do Brinde ao INEGI, que inaugurou o programa comemorativo do 30º aniversário, houve lugar à sessão de encerramento das comemorações com uma palestra motivacional conduzida por Adelino Cunha, da empresa I Have The Power.

No final da palestra, decorreram as alocuções do Diretor da FEUP, Professor João Falcão e Cunha, e do Presidente do Conselho de Administração do INEGI, Professor Alcibíades Guedes, que falou sobre o futuro da instituição. O encerramento culminou com um Porto de Honra.

Open Day - Energia

2017-01-17 | Local: Edifício do INEGI - Campus FEUP | 14h

A 17 de janeiro realizou-se a última edição dos Open Day Temáticos no INEGI, enquadrados nas comemorações do 30º aniversário. Desta vez, o dia foi dedicado ao tema “Energia” e contou com a presença de cerca de 50 participantes provenientes de mais de 30 empresas.

A sessão teve início com uma breve apresentação institucional do INEGI, seguida de uma intervenção intitulada “O INEGI e a Energia”. Posteriormente, houve uma visita às instalações para dar a conhecer Laboratórios e instalações experimentais de projetos relacionados com as temáticas “Energia e Ambiente Construído”, “Energias Renováveis” e “Tecnologias e Eficiência Energéticas”.

A iniciativa culminou com uma sessão de debate que serviu para esclarecer dúvidas sobre a atividade do INEGI no setor da Energia, bem como projetar possíveis tendências de evolução.

Exposição “30 Anos de Projetos”

INEGI

A última exposição a estar patente no Espaço Expositivo do INEGI, promovida no âmbito do 30º aniversário, é dedicada ao tema “30 anos de projetos“. Na reta final das comemorações, entendeu-se que seria oportuno destacar alguns dos projetos que marcaram a história do INEGI até então.

Sabendo-se que no espaço expositivo não é possível apresentar, de uma forma suficientemente representativa, o percurso que tem vindo a ser construído com as competências da casa, os projetos realçados nesta terceira exposição pretendem demonstrar as conquistas tecnológicas alcançadas e dar a conhecer diversos parceiros que têm vindo a depositar a sua confiança no INEGI ao longo destes 30 anos.

O legado em exposição é prova do contributo que o INEGI tem vindo a dar para o conhecimento produzido em Portugal, assim como para o impulsionamento da inovação de base tecnológica do tecido empresarial.

44º INEGI Notícias – Edição Especial 30º Aniversário do INEGI


Inegi Notícias 44 | 2016 novembro
PDF - 7,8 Mb

CONFERÊNCIA INEGI 2016 - 14 Nov
Inovação de Base Tecnológica e Competitividade

2016-11-14 | Alfândega do Porto

“Inovação de base Tecnológica e Competitividade” – foi este o tema da Conferência INEGI 2016 que juntou líderes e executivos dos setores da indústria, da energia e dos transportes, no dia 14 de novembro, na Alfândega do Porto, para partilharem a sua experiência com uma audiência de cerca de 300 profissionais a atuar nas áreas em debate. A organização do evento esteve a cargo do INEGI e integrou-se no âmbito da comemoração do seu 30º aniversário.

Pretendeu-se com este encontro desvendar a evolução esperada para os próximos anos em matéria de inovação de base tecnológica e o seu impacto na competitividade das empresas, bem como perceber as estratégias que estão a ser delineadas por setores cruciais como a indústria, a energia e os transportes. Assuntos com impacto direto no desenvolvimento do tecido empresarial e da economia do país, que justificaram a presença de Manuel Caldeira Cabral, Ministro da Economia, na sessão de abertura.

O economista Augusto Mateus, Fundador e Presidente da Augusto Mateus & Associados e antigo Ministro da Economia e Secretário de Estado da Indústria, inaugurou o programa para falar sobre inovação, economia e desenvolvimento, numa perspetiva global.

Os painéis de debate começaram por se focar no setor da energia, reunindo à mesa António Costa Silva, Presidente Executivo da Partex Oil and Gas, Carlos Martins Andrade, Diretor de Inovação, Investigação e Tecnologia da GALP Energia e Nuno Ribeiro da Silva, Presidente da ENDESA Portugal.

Já para discutir como está e para onde caminha a indústria, estiveram presentes Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, Jorge Fesch, CEO da Sakthi Portugal, S.A. e Mário Pais de Sousa, Presidente Executivo da Cabelte.

O debate em torno do setor dos transportes ficou entregue a Ana Isabel Fernandes, Vice-Presidente Negócios de Aeroestruturas da OGMA, Jorge Cerqueira Pinto, CEO da CaetanoBus, Júlio Grilo, Diretor de Engenharia e Inovação do Grupo Simoldes, e Manuel Nunes, CEO da Siemens Mobility.“Acreditamos que esta Conferência foi uma excelente oportunidade para, com os 12 líderes empresariais presentes, debater quais as inovações tecnológicas com maior impacto na competitividade dos setores da energia, da indústria e dos transportes”, refere Alcibíades Paulo Guedes, Presidente do Conselho de Administração do INEGI.

Durante a conferência houve ainda oportunidade para conhecer alguns dos projetos mais emblemáticos desenvolvidos pelo INEGI ao longo dos seus 30 anos de história, que estiveram em exposição. Um legado que demonstra o contributo que tem vindo a ser dado para o conhecimento produzido em Portugal, assim como para o impulsionamento da inovação de base tecnológica do tecido empresarial.



Para mais informações aceda ao site da Conferência em http://conferencia2016.inegi.up.pt

Open Day - Tecnologias Avançadas de Fabrico

2016-09-28 | Local: Edifício do INEGI - Campus FEUP | 14h

A 28 de setembro“Tecnologias Avançadas de Fabrico” e contou com a presença de cerca de 70 participantes provenientes de mais de 30 empresas.

A sessão teve início com uma breve apresentação institucional do INEGI, seguida de uma intervenção intitulada “O INEGI e as Tecnologias Avançadas de Fabrico”. Posteriormente, houve uma visita às instalações acompanhada de uma mostra de tecnologias, que culminou com uma intervenção intitulada “Modelos de colaboração em investigação e inovação”.

43º INEGI Notícias – Edição Especial 30º Aniversário do INEGI


Inegi Notícias 43 | 2016 julho
PDF - 7,8 Mb

Exposição “Spin-offs Nascidas no INEGI”

INEGI

A segunda exposição a estar patente no Espaço Expositivo do INEGI é dedicada ao tema “Spin-offs Nascidas no INEGI“, realçando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelas sete empresas spin-off que tiveram origem em diferentes projetos maturados no seio do INEGI e dos quais resultaram trabalhos de valor comercial inquestionável.

A OPT, a ALTO, a HPS, a Prewind, a Mercatura, a PETsys e a Clever são empresas que constituem hoje uma realidade no mercado, geradoras de conhecimento, de valor e de emprego, que orgulha o INEGI. E que constituem, também, um dos instrumentos de concretização da Missão do Instituto, que se corporiza num contributo para o desenvolvimento da economia nacional através da diversificação do seu tecido empresarial.

O Espaço Expositivo integra-se no programa comemorativo do 30º aniversário do INEGI com o intuito de realçar marcos que se tenham revelado determinantes ao longo destes 30 anos de vida. Com a pretensão de revisitar momentos de interesse a todos os que, de algum modo, partilham a casa INEGI, este espaço apresentará conteúdos temáticos que serão renovados periodicamente.

Dia do Colaborador

2016-07-08| Parque da Cidade

Este ano, o dia dedicado aos colaboradores do INEGI, que tem vindo já a ser celebrado nos últimos anos, foi também imbuído no espírito das comemorações do 30º aniversário, sem esquecer aquele que é um dos grandes objetivos para este ano – a consolidação dos valores do INEGI.

Fazendo uso da sua visão – crescer, ser o melhor a converter conhecimento em valor e confirmar a forte identidade institucional como parceiro tecnológico das empresas – o INEGI preparou para os seus colaboradores um dia repleto de atividades de team building em sintonia com os seus cinco valores fundamentais: orientação ao cliente, responsabilidade, cooperação, paixão pela inovação e ambição.

Promover a integração e o desenvolvimento humano da comunidade INEGI, com base no aprofundamento das relações sociais entre os colaboradores, são os principais objetivos desta iniciativa que pretende contribuir, ativamente, para a consolidação do clima organizacional de excelência.

Exposição “A Evolução dos Meios de Comunicação do INEGI”

INEGI

O Espaço Expositivo integra-se no programa comemorativo do 30º aniversário do INEGI com o intuito de realçar marcos que se tenham revelado determinantes ao longo destes 30 anos de vida.

Com a pretensão de revisitar momentos de interesse a todos os que, de algum modo, partilham a casa INEGI, este espaço apresentará conteúdos temáticos que serão renovados periodicamente.

A primeira exposição é dedicada ao tema “A Evolução dos Meios de Comunicação do INEGI“, destacando a relevância do Boletim, uma peça de comunicação nascida em julho de 1994 e batizada, à data, como “INEGI Informa”.

Iniciativa ‘Conheça a Sua Casa’

2016-05-31| Campus FEUP

Desenvolvida no âmbito das comemorações do 30º aniversário do INEGI, a iniciativa ‘Conheça a Sua Casa’ destinou-se a todos os Contratados, Bolseiros e Colaboradores Universitários (o que significa um universo de cerca de 220 Colaboradores), com o intuito de contribuir para:

- mitigar os efeitos de algum “isolamento tecnológico” dentro de cada Unidade/Serviço/Grupo;
- facilitar o estabelecimento de projetos comuns e/ou a entreajuda interna;
- apetrechar todos os Colaboradores para o desenvolvimento de atividades “comerciais” do INEGI.

Para tal, os participantes foram divididos em diversos grupos, que fizeram um périplo pelas diversas Unidades/Serviços/Grupos, onde receberam informações sobre a atividade desenvolvida em cada um(a). Na apresentação de cada Unidade/Serviço/Grupo esteve apenas um elemento, tipicamente o Responsável, proporcionando, desse modo, que todos os outros Colaboradores pudessem conhecer as atividades desenvolvidas nas outras Unidades/Serviços/Grupos.

42º INEGI Notícias – Edição Especial 30º Aniversário do INEGI

2016-05-09


Faça download do Inegi Notícias 42 | 2016 maio
PDF - 8 MB

Open Day - Tribologia, Vibrações e Manutenção Industrial

2016-05-06|Local: Edifício do INEGI - Campus FEUP | 10h

A 6 de maio de 2016 realizou-se mais uma edição dos Open Days Temáticos no INEGI. Desta vez, o dia foi dedicado ao tema ‘Tribologia, Vibrações e Manutenção Industrial’ e contou com a presença de cerca de cinco dezenas de participantes, vários dos quais provenientes de empresas industriais.

A sessão dividiu-se em dois momentos: a manhã foi dedicada a uma visita aos laboratórios de Desgaste e Lubrificação, de Análise de Lubrificantes e Metrologia, e de Vibrações e Ruído, conduzida pelo Professor Jorge Seabra; durante a tarde decorreu a Sessão técnica «CETRIB: presente e futuro» assim como uma «Sessão comemorativa».

Está já agendado um novo Open Day Temático para o próximo dia 16 de junho, subordinado ao tema Tecnologias Avançadas de Produção.

Estas iniciativas têm como objetivo apresentar as competências do INEGI, assim como proporcionar o diálogo e a troca de experiências entre os seus colaboradores e os profissionais do tecido empresarial e científico com interesse na área de cada tema.

Open Day - Materiais Compósitos

2016-04-28|Local: Edifício do INEGI - Campus FEUP | 14h

Realizou-se, no passado dia 28 de abril, o primeiro Open Day Temático que reuniu cerca de seis dezenas de representantes de empresas e instituições com interesses na área dos materiais compósitos.

Esta iniciativa constou de uma sessão em que intervieram o Professor António Torres Marques, Professor Catedrático do DEMec/FEUP e o Dr. Nuno Correia, Diretor da Unidade de Materiais e Estruturas Compósitas do INEGI e de uma visita guiada às instalações laboratoriais do INEGI.
Estão já agendados os próximos dois Open Day Temáticos:

-Tribologia, Vibrações e Manutenção Industrial, no dia 6 de maio;
-Tecnologias Avançadas de Produção, no dia 16 de junho.

Estas iniciativas visam apresentar competências do INEGI e proporcionar o diálogo e a troca de experiências entre os seus Colaboradores e os profissionais do tecido empresarial e científico com interesse na área de cada tema.

Reflexão Estratégica INEGI

2016-01-22|Workshop - Definição dos comportamentos observáveis

O INEGI realizou um workshop para a definição dos comportamentos observáveis para cada um dos seus valores. Este processo de reflexão estratégica decorreu no restaurante A Casa do Ribeirinho e contou com a ajuda da Escola Europeia de Coaching, na pessoa do seu Diretor Executivo o Dr. Vítor Sevilhano.

Ficaram como referência várias frases chave, como por exemplo:

“Eu só entrego um trabalho quando sei que está excelente!”

“Eu resolvo problemas quase impossíveis!”

Brinde 30 Anos INEGI

2016-01-20

Para comemorar a entrada no ano em que o INEGI - Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial comemora o seu 30º aniversário, realizou-se uma sessão em que foi apresentada a timeline dos acontecimentos mais importantes dos últimos 30 anos, o logótipo especial 30 anos INEGI e o programa de iniciativas comemorativas que vão decorrer ao longo do ano 2016 e, porventura, 2017.



Patrocinadores PLATINA
Patrocinadores GOLD